quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quarta Oficina: Gênero e Raça (08 de maio a 15 de maio –27 horas)



Turma da Arena da Floresta, turma C. Saímos para conhecer o Sitio da Comissão Pró-Índio do Acre, a equipe da CPI apresentou o sítio, apresentou as linhas de atuação da ONG, os troncos lingüísticos... Lendas... Foi incrível, conhecemos o acervo bibliográfico e os educandos receberam cada um, um exemplar do acervo das publicações indígena local.























Educando faz relato ilustrado após visita comissão pró-índio do Acre-Lenda da Jibóia encantada.

Texto teatral construído por um grupo (atividade gênero e raça) organizado e digitado por Elissandra Brasilino – Miscigenação

Cena:1
Mathias - (juntamente com seus: Antonio, Juventino e Reginaldo vão até a praça comprar escravos para trabalhar em na cozinha e na lavoura, chegando lá ele fala com o vendedor Raimundo)
Mathias Diz: _ Sr, Raimundo estou precisando de escravos para trabalhar em minha fazenda.
Raimundo diz: _ tenho muitos escravos, estes (aponta escravos) acabaram de chegar da áfrica, acho que o senhor vai se agradar de alguns.
Mathias diz: _ carrasco vá examinar a qualidade dos escravos.
Carrasco Antônio (examina)
Carrasco Antônio diz:_estes são bons, tem dentes bom e seios também.
Mathias diz:_é vou levar estes, leve-os para a fazenda.
Carrasco Antônio e os demais carrascos (transporta-os com muita violência e brutalidade) dizem: _vamos,vamos,há muito trabalho para ser feito na fazenda.
Em seguida coloca-os na charrete, e os leva até a dita fazenda.
Cena:2
Mathias: (chega em casa e é recebido por sua esposa dona Cândida)
Dona Cândida diz:_Até que fim chegas-te, estamos lhe aguardando já a algum tempo, Bento e sua família estão para chegar.
Mathias diz:_eu demorei, mas cheguei.
Afonso (filho de Mathias pergunta) Diz:?_onde estava papai?
Mathias (responde) Diz:_ fui até a praça comprar novos escravos, quero dobrar a produção da cana, precisamos exportar mais Afonso.
Afonso diz: _é verdade estamos exportando muito pouco, o lucro vem diminuindo a cada dia, se continuar assim vamos à falência.
Mathias diz: _não isto não pode acontecer, por isso comprei novos escravos, amanhã bem cedo eles começarão o trabalho nas lavouras e as escrava no trabalho de casa.
Nazaré (filha de Mathias): diz:_ainda bem, tenho muitos a fazeres para elas.
Mathias diz:_ não se preocupe filha as escravas que comprei lhes serão úteis.
Escrava Anastácia: (Sussurra ao ouvido de Cândida) Diz:_sinhá o Senhor Bento e sua família chegaram.
Cândida diz:_mande-os entrar Anastácia, vamos,vamos o que esta esperando vá abra logo esta porta.
Escrava Anastácia (A escrava abre a porta e em seguida se retira.)
(O Sr Bento e sua família entram.)
(Mathias e sua família os recebem com cumprimento e gestos com as mãos.)
Mathias diz: _assentem.
Bento (pergunta) Diz: Boa tarde!
Mathias e como está o andamento da fazenda?
Mathias diz:_bem, muito bem, hoje mesmo comprei novos escravos para aumentar nossa produção.
Bento diz: _á bom isto é muito bom.
João Paulo (filho de Bento pergunta). Diz: ?_e as senhorinhas como vão?
(As filhas de Mathias respondem)
_sim estamos muito bem.
Escrava Anastácia diz: o jantar está pronto posso servir?
Dona Cândida (para todos) diz: ?Vamos jantar?
(Todos vão para a mesa)
Bento (pergunta) diz:?_e o casamento de sua filha Aninha com meu filho João Paulo quando marcaremos a data?
Mathias diz:_hoje mesmo.
João Paulo diz:_eu não acho que seja necessário fazer isto hoje.
Catarina diz:_mais os dois já estão prometidos já há algum tempo e esse casamento não saiu.
Dona Cândida diz: _é verdade eu acho bom casar logo.
Mathias diz: _ por mim este casamento será realizado, junto com o de meu filho Afonso e Eva que será logo após o grande baile.
Bento diz: _então assim será.
João Paulo (pergunta):_?e Paulina já esta prometida?
Mathias diz:_sim, prometida ao filho do coronel Benjamim.
Bento diz:_?E Nazaré já é prometida?
Mathias diz:_ainda não.
Bento diz: O meu filho João Paulo também não, o que você acha de arranjar um casamento?
Mathias diz: _é por mim eles casam é logo também, o que você acha Cândida?
Cândida diz:_é, ela já está é passando do tempo de casar. Vamos casar eles.
Pedro (filho de Bento) (pergunta) Diz:_e como vão os canaviais Afonso?
Afonso (responde):_estão indo de vento em poupa
Josué (pergunta): diz:_e seus escravos tem lhe dado a algum problema, Mathias?
Mathias (responde): _a tem sim, agora eles estão fazendo uma dança de feitiçaria, mas meus carrascos estão controlando eles, sempre que os pegam vão direto para o tronco.
Aninha (para Eva)diz:?_ e você já encomendou o seu vestido de casamento Eva?
Eva (responde):_sim já, e ele esta para chegar, vem da Europa é obra de um grande alfaiate da corte.
Jovelina (filha de Bento pergunta a Aninha) diz:?_o que você tem feito ultimamente Aninha?
Aninha (responde) diz: _estou bordando alguns lençóis, estão quase prontos.
Bento diz: _bom o jantar estava ótimo, mas precisamos nos retirar, afinal de contas eu tenho meus canaviais para visitar amanhã bem cedo, quero conferir se está tudo nos conformes.
(Todos retornam á sala de estar e se despedem)


Mathias diz:_estamos indo para nosso aposento e vocês não se demorem.
Os filhos dizem: _Tudo bem!
(Mathias e dona cândida vão para seus aposentos.)
Afonso (chama a escrava Jacinta): Diz: Jacinta venha cá.
(Jacinta caminha até Afonso)
Afonso diz: _Jacinta estou indo para meu quarto, leve água para que eu lave meu rosto ao amanhecer.
Nonato diz:_eu Também estou indo, uma boa noite.
Os irmãos (responde):_boa noite!
Alberto: (também se despede) _e eu também vou.
Nazaré diz:_ai!ai! Eu vou dormir o meu sono de beleza quero ficar bem bonita.
(Paulina e Aninha permanecem na sala.)
Aninha diz:_ai Paulina eu não quero me casar com João Paulo, estou apaixonada por sandré, sei que este amor é proibido, mas meu coração o escolheu o que faço agora?
Paulina diz:_ai minha irmã, porque você foi se apaixonar logo por um negro, um escravo, eu não sei não, isso vai dar problema. Como é que você esta fazendo para se encontrar com ele?
Aninha diz:_a Anastácia esta me ajudando.
Paulina diz:_é só não deixe o papai e nem a mamãe ficar sabendo disto.
Aninha diz:_claro!
Paulina diz:_agora eu vou para meu quarto você vem também?
Aninha diz:_sim vamos!
(Alguns minutos depois Anastácia vai até o quarto de aninha)
Anastácia diz:_sinhá ele esta lhe esperando no fundo.
Aninha diz:_então eu vou até lá e você me avise se houver perigo.
(Aninha Vai ao encontro, chegando ate lá, eles de amam ardentemente)
(Algum tempo depois ela retorna a seu quarto sem que ninguém lhe veja)
(Logo após a escrava Jacinta sobe com a água ate o quarto de Afonso.)
(Ao entrar é surpreendida por Afonso quase todo despido, ele a ataca e abusa sexualmente dela de forma brutal e violenta)
Afonso diz:_Saia, saia do meu quarto sua negra inunda vá, você só serve para isso mesmo vadia. (ele ri debochado)

(Algum tempo depois Afonso vai até a senzala, e avista uma bela escrava)
Afonso diz:_dessa vez meu pai escolheu boas escravas, traga-me esta escrava.
(O carrasco pega a escrava e a leva até o lugar aonde Afonso se encontra a espera da negra.)
(Ele abusa dela brutalmente e depois a manda de volta para a senzala)
(3 meses depois)
Carrasco: Senhor Afonso a negrinha ta grávida.
Afonso diz: da uma surra nela e some com o corpo.
(escravos fazem como ordenado)
(Aninha descobre que esta grávida e logo comunica a sandré)
Aninha diz:_Sandré estou grávida e o filho é seu, e agora o que fazer?
Sandré diz:_Não se preocupe eu darei um jeito
Aninha (para sua mãe) diz: _mamãe estou grávida e o filho é de João Paulo.
Dona Cândida (conta a seu marido Mathias)
Mathias (horrorizado manda chamar João Paulo.)
Mathias diz;
(Dona Cândida manda uma carta por um de seus escravos solicitando a presença de João Paulo)
(João Paulo em sua ida a casa de Mathias é assassinado em uma tocaia organizada por Sandré)
(com 6 meses nasce uma criança com uma cor diferente)
ALI SURGIU UMA NOVAR COR DE PELE QUE DEU INICIO A UMA NOVA GERAÇÃO...QUE PERMANESSE ATÉ HOJE.
Fim!
(Autora: Elissandra Brasilino de Oliveira)
(inspirado em novelas e filmes e na vida do povo do Brasil)

(Ao amanhecer os carrascos flagram alguns escravos em uma roda de capoeira organizada por Juca, Leôncio, Ray e Jonas, ele os levam para o tranco e os demais vão para a senzala e ficam sem comer durante 3 dias.)
Carrasco diz: vão ficar e dias sem comer depois dessa surra.
(Algum tempo depois Afonso vai até a senzala, e avista uma bela escrava)
Afonso diz:_dessa vez meu pai escolheu boas escravas, traga-me esta escrava.
(O carrasco pega a escrava e a leva até o lugar aonde Afonso se encontra a espera da negra.)
(Ele abusa dela brutalmente e depois a manda de volta para a senzala)
(3 meses depois)
Carrasco: Senhor Afonso a negrinha ta grávida.
Afonso diz: da uma surra nela e some com o corpo.
(escravos fazem como ordenado)
(Aninha descobre que esta grávida e logo comunica a sandré)
Aninha diz:_Sandré estou grávida e o filho é seu, e agora o que fazer?
Sandré diz:_Não se preocupe eu darei um jeito
Aninha (para sua mãe) diz: _mamãe estou grávida e o filho é de João Paulo.
Dona Cândida (conta a seu marido Mathias)
Mathias (horrorizado manda chamar João Paulo.)
Mathias diz;
(Dona Cândida manda uma carta por um de seus escravos solicitando a presença de João Paulo)
(João Paulo em sua ida a casa de Mathias é assassinado em uma tocaia organizada por Sandré)
(com 6 meses nasce uma criança com uma cor diferente)
ALI SURGIU UMA NOVAR COR DE PELE QUE DEU INICIO A UMA NOVA GERAÇÃO...QUE PERMANESSE ATÉ HOJE.
Fim!
(Autora: Elissandra Brasilino de Oliveira)
(inspirado em novelas e filmes e na vida do povo do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário